Copa do mundo e seu impacto no comércio exterior

Blog

Copa do mundo e seu impacto no comércio exterior

É fato que o futebol é um dos esportes mais famosos e praticados no planeta e, segundo o ex-secretário-geral da ONU, é o único esporte verdadeiramente global, visto que é o responsável por unir todas as taças, religiões, gêneros e países. A primeira Copa do Mundo foi no ano de 1924 e surgiu como um torneio olímpico. Mas, devido à boa repercussão, ganhou destaque e começou a ser realizada a cada quatro anos.

Mesmo sem recursos digitais ou televisionados, a difusão do evento foi enorme e tornou-se um verdadeiro fenômeno, sendo capaz de parar toda uma nação, que incita o amor não somente pelo esporte, mas também por seu próprio país. Mas, mais do que ver os jogadores em campo conquistando vitórias, a Copa do Mundo impacta diversos setores da comunidade, inclusive política e economicamente falando.

Portanto, continue acompanhando o post de hoje até o fim e entenda mais sobre o impacto da Copa do Mundo na economia, principalmente quando falamos de importação e seu impacto no comércio exterior.

Por que a Copa do Mundo é importante?

Como falamos no começo desse testo, a Copa do Mundo é um fenômeno mundial, que impacta diversos setores, além de promover muitos benefícios para uma nação. Segundo o jogador escocês Bill Shankly, para muitos o futebol é uma questão de vida ou morte. Mas, além disso, é um evento que ajuda a integrar a cultura nacional, assim como desencadear e eleva o sentimento de patriotismo. Inclusive, ele não se limita a apenas aquela pessoa que ama o futebol, mas toda a população vibra pelas vitórias de seu país, por seus avanços e também por suas derrotas, é claro.

Contudo, é válido ressaltar que o impacto não se restringe somente ao sentimento da população, mas também ao desenvolvimento da economia, com o avanço e melhoria da infraestrutura, evolução da qualidade de vida da comunidade, entre outras questões.

Impactos da Copa do Mundo na economia brasileira

São vários os eventos que conseguem impulsionar a economia brasileira. Entretanto, é a Copa do Mundo uma das principais responsáveis por movimentar tantos setores diferentes entre si e de forma simultânea.

Segundo uma estimativa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), no ano de 2022 serão movimentados mais de R$ 20 bilhões na economia brasileira, considerado um aumento de 7,9% comparado com o ano em que o país foi sede da Copa.Além disso, junto com a Copa, no final do mês de novembro irá acontecer a edição anual da Black Friday, que irá estimular ainda mais esse consumo.

Importação de produtos

Mas, além da grande expectativa para a conquista do Hexa no futebol, também existe uma perspectiva sobre o aumento expressivo do faturamento de compras variadas, além do aumento da solicitação do setor de serviços.

Como falamos, a Copa do Mundo movimenta a economia nacional e aumenta o consumo de bebidas, petiscos, artigos de decoração, tintas, entre outros itens. Mas, além disso, a procura também se expande para bens de consumos duráveis, como uma desculpa para substituir meios eletrônicos que farão parte desse momento, por exemplo, como é o caso da televisão, rádio, etc. Inclusive, graças a esse aumento no consumo, também haverá maior importação desses itens.

Uma das preocupações para quem pretende importar produtos é a alta que essas mercadorias podem sofrer devido ao aumento da inflação. Contudo, isso não necessariamente é um problema. Inclusive, existem estratégias para se preparar para isso, garantindo um bom desempenho no mercado, reduzindo custos operacionais e garantindo um diferencial competitivo no mercado em relação à concorrência. Uma delas é a adesão de um Benefício Fiscal.

O que é o Benefício Fiscal e quais são suas vantagens?

Os benefícios fiscais são muito importantes para a economia, considerados medidas regulatórias de atividades comerciais, permitindo a redução de encargos monetários de colaboradores, por meio de diminuições ou extinções. Eles são elaborados de forma distinta, sem uma padronização definida previamente, buscando promover incentivos às empresas. Com isso, ajudam a aumentar os lucros e a capacidade competitiva das entidades.

Os incentivos fiscais obtidos pelas importadoras ajudam no desenvolvimento de sua empresa, visto que o valor economizado pode ser investido em sua própria infraestrutura, no planejamento financeiro, em gestão de recursos superior e no aumento do lucro.

Da mesma forma, quanto menos tributos em sua atividade, mais barata será sua mercadoria, garantindo um excelente diferencial competitivo em relação aos concorrentes.

Portanto, a H7 Import pode oferecer todas essas vantagens para seu negócio, elevando seus resultados em um período tão importante. Afinal, além da Copa do Mundo, a Black Friday irá movimentar ainda mais a economia local e mundial. Sendo assim, é uma excelente oportunidade para garantir não apenas economia, mas vantagem competitiva perante os concorrentes e foco total em áreas que merecem mais atenção dentro de sua empresa, como o marketing, gestão financeira, vendas, etc.

plugins premium WordPress
Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?