Espumantes e vinhos brasileiros ganham destaque mundial

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Espumantes e vinhos brasileiros ganham destaque mundial

O Brasil é o maior produtor de espumantes da América Latina e há algum tempo também vem sendo reconhecido pelos vinhos finos. Com qualidade testada pela crista e em vários concursos internacionais, os produtos de nosso país conquistam cada vez mais os consumidores ao redor de todo o mundo. Inclusive, nos últimos dois anos, o país teve recorde nas vendas externas desses produtos.

Portanto, se você tem interesse em conhecer mais sobre esse mercado e como os vinhos e espumantes brasileiros estão chamando cada vez mais atenção do público internacional, continue acompanhando o post de hoje até o fim.

Recorde de vendas externas de vinhos e espumantes brasileiros

No ano de 2021, o Brasil exporto US$ 12,3 milhões, valor 53% maior que o ano de 2020. Já entre janeiro e novembro de 2022, o setor de vitivinicultura já alcançou US$ 12,7 milhões, batendo novamente o recorde. Muito desse avanço se deve ao apoio que a Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) oferece ao setor por meio do Projeto Setorial Wines of Brazil, realizando em parceria com a Uvibra (União Brasileira de Vitivinicultura). Inclusive, cerca de 48,5% do total exportado por nosso país no ano de 2022 recebeu o apoio deste projeto. Afinal, ele tem como objetivo promover internacionalmente os vinhos e espumantes produzidos no país.

Atualmente o Wines of Brazil atende 24 vinícolas brasileiras, sendo que dessas, 16 já atual no mercado internacional. Além disso, no ano de 2022, as exportações apoiadas pelo Projeto alcançaram mais de 30 destinos diferentes, sendo que os EUA são o principal destino dos espumantes. Por outro lado, os vinhos finos conquistaram a Inglaterra, que hoje é o principal comprador externo. Já os vinhos de mesa têm sua demanda mais concentrada em países da América Latina. Da mesma forma, a China também está aumentando o consumo de vinhos e espumantes brasileiros.

Segundo o Gerente do Projeto na Uvibra, Rafael Romagna, a pandemia foi um dos principais fatores que influenciaram no crescimento do mercado nacional. Isso porque, ainda que existissem todos os desafios da COVID-19, o consumo de vinho nesse período cresceu, assim como a demanda nacional e internacional pelos vinhos e espumantes brasileiros.

Qualidade e reconhecimento dos produtos

No ano de 2022, as vinícolas participantes do Wines of Brazil receberam mais de 390 prêmios internacionais. Inclusive, somente em dois concursos londrinos, o International Wine Challenge e o The Wine Spirits Show, foram mais de 100 premiações. Nos últimos 10 anos, o setor ainda reuniu mais de 2 mil medalhas conquistadas no cenário exterior.

Um ponto de destaque é que de acordo com a gestora do Projeto, Rafaela Albuquerque, esse período é o mesmo em que a inovação no sistema produtivo chegou, junto com o apoio da Embrapa. Sendo assim, foi possível aumentar não apenas a produção dos produtos, como também elevar sua qualidade.

Rafaela ainda explica: “Estamos orgulhosos de ver nossos produtos com qualidade pelo mundo. Com o Projeto, promovemos a imagem do setor, os atributos de qualidade da produção, levamos informações sobre as regiões produtoras brasileiras e facilitamos a participação das empresas produtoras e exportadoras de vinhos nos grandes eventos internacionais, como a ProWine e outros. Em todas as feiras que essas empresas participam o Wines of Brazil está presente com o branding, com a identidade visual, e isso traz uma coesão estratégica para o nosso posicionamento internacional”.

Diferencial dos produtos brasileiros

“Enjoy the fresh side of life” é o slogan da campanha do projeto Wines of Brasil. Isso porque, o frescor é uma das principais características dos vinhos e espumantes produzidos em nosso país. Segundo Rafael Romagna, “Damos ênfase na palavra fresh que tem duplo sentido: a novidade do Brasil estar tendo reconhecimento mundial e o frescor presente em nossos vinhos”.

Segundo o especialista e diretor de ensino da Associação Brasileira de Sommelier do Rio Grande do Sul (ABS-RS), Maurício Roloff, a leveza e a flexibilidade dos produtos são tradutores para os demais países do espírito alegre do Brasil nos sabores, que com certeza diferenciam cada um dos itens dos demais produtos internacionais.

Além disso, Roloff explica que nos últimos 20 anos, a chuva de qualidade dos vinhos de nosso país deu um grande salto e hoje, o setor de vitivinicultura do Basil vive seu melhor momento. Inclusive, ele finaliza dizendo que aqueles que têm algum tipo de preconceito com os produtos nacionais precisa se atualizar.

Então, como você viu, os vinhos e espumantes brasileiros ganharam ainda mais destaque no cenário internacional. Isso se deve a diversos fatores, como a própria pandemia do COVID-19. Contudo, a melhora da qualidade nos processos de produção resultou em produtos de alto nível. Portanto, se você tem interesse em experimentar vinhos brasileiros ou até mesmo saber mais sobre esse setor, conte com a H7 Import para tirar dúvidas e se manter informado.

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