Hiper congestionamento dos portos brasileiros é real?

Blog

Hiper congestionamento dos portos brasileiros é real?

Podemos dizer que o congestionamento dos portos, seja no Brasil ou
no mundo, pode ser um dos principais motivos para a escassez de produtos e
serviços. Como consequência, empresas e consumidores sofrem com o atraso e
aumento de preços. Nesse sentido, no início de dezembro, alguns vídeos e
informações foram distribuídos pelas redes sociais, apavorando profissionais do
comércio exterior. Isso porque, de acordo com eles, os portos no Brasil estão sofrendo
com o hiper congestionamento, principalmente devido a todos os eventos
políticos econômicos e sociais.

Sendo assim, pensando em esclarecer essas informações, preparamos
o post de hoje com dados importantes sobre o assunto e falar se realmente é
verdade.

Hiper congestionamento dos portos brasileiros é real?

São muitas as variáveis que podem afetar a cadeia logística das
atividades que envolvem o comércio exterior. Contudo, é importante deixar claro
que o conteúdo disseminado na internet sobre o suposto hiper congestionamento
dos portos brasileiros é falso. Inclusive, de acordo com especialistas, a
quantidade de navios apresentada é normal e não há nada de absurdo ou diferente
acontecendo em qualquer porto de nosso país.

Na verdade, o que está acontecendo é que os navios possuem uma
programação de embarque e desembarque de mercadoria. Entretanto, devido a
diversos fatores, podem chegar antes do tempo estabelecido para a chamada
“janela de atracação”. Ela nada mais é do que o horário agendado para ele realizar
as atividades combinadas. Sendo assim, o navio precisa esperar sua vez, algo
que pode demorar algumas horas ou dias.

Da mesma forma, ainda de acordo com especialistas, é muito
importante tomar cuidado e ficar atento quando receber essas imagens,
considerando o período e os acontecimentos recentes. Isso porque, dependendo do
caso, muitas embarcações precisam atracar, pois é época de alto fluxo
comercial, como é o caso das temporadas de festas ou promoções. Inclusive, esse
foi o caso recente, visto que no final de novembro ocorreu a Black Friday e
estamos nos aproximando das festas de final de ano.

Como está o setor portuário atualmente?

Quando falamos em setor portuário brasileiro, ele abrange todas as
empresas e instituições que conduzem e gerenciam os portos, independente se
forem lacustres (via lagos e canais de navegação interior), marítimos (que
possuem contato direto com o mar) ou ainda fluviais (que acontece pelos rios).
Para deixar mais claro, um porto lacustre seria o Porto de Pelotas, o marítimo
o Porto de Itajaí e o fluvial o Porto de Manaus.

Segundo o Ministério da Infraestrutura, o Brasil abriga cerca de
35 portos públicos, sendo que 18 deles são administrados por estados e
municípios, por meio de convênios de delegação, 15 por empresas controladas
pela União e 2 são gerenciados por empresas privadas.

Além disso, devemos ressaltar ainda que, para serem eficientes e
evitar possíveis congestionamentos, existe todo um sistema de monitoramento e
agendamento de atracação de navios, gerenciado por especialistas no assunto.

Como os portos funcionam?

É importante entender como os portos funcionam, pois assim você
consegue ter uma noção maior quando receber algum tipo de notícia, que não sabe
se é real ou mito. Sendo assim, de maneira bem simplificada, o caminho que uma
mercadoria transportada por contêiner percorre é dividido em 4 etapas.

A primeira é a autorização da embarcação para atracar, pois caso
contrário, ela não poderá seguir para o porto. Se estiver tudo certo, o navio
pode atracar no local. A partir disso, é feito o descarregamento ou
carregamento da mercadoria. Por fim, é realizado o acondicionamento dos
contêineres no local.

Quando podemos falar que há um congestionamento de portos?

Segundo um artigo divulgado pelo Jornal Estado de Minas sobre o
congestionamento de navios e contêineres publicado em outubro de 2021, países
como Inglaterra, Estados Unidos, entre outros, ficaram congestionados.
Inclusive, nos portos de Long Beach e Los Angeles, nos EUA, foram mais de 50
navios que ficaram à espera durante horas pela autorização para atracar, por
exemplo. Contudo, no Brasil a situação foi diferente.

Os principais desafios que contribuem para o congestionamento em
portos europeus ou americanos são a falta de mão de obra e infraestrutura
insuficiente para toda a demanda das embarcações. Por outro lado, o Brasil não
sofre com esse tipo de problema há muito tempo, pelo menos não em uma proporção
que seja propícia para o hiper congestionamento dos portos.

Sendo assim, podemos
dizer que nosso país está mais a frente quando falamos no controle e
monitoramento dessas atividades. Além disso, devemos ressaltar ainda que, por
mais que essa informação disseminada seja falsa, outras mais podem surgir. Por
isso, é fundamental estar atento ao assunto e mercado, buscando sempre outras
fontes de notícias e profissionais especialistas na área. Dessa forma, é
possível evitar a disseminação de informações falsas e interpretações
equivocadas de dados abstratos. Portanto, sempre que tiver alguma dúvida, pode
entrar em contato conosco.
Obrigado por ler nosso blog, considere nos acompanhar também no Instagram e Linkedin!

plugins premium WordPress
Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?