Quais são as tendências do comércio exterior?

Blog

Quais são as tendências do comércio exterior?

O ano de 2022 para o comércio exterior está sendo um período de grandes acontecimentos, tanto dentro do Brasil quanto fora. Guerra, copa e eleições são apenas algumas das muitas mudanças que influenciaram o comércio exterior. Contudo, por mais que seja importante analisar os acontecimentos, também é necessário olhar para frente. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar sobre as principais tendências do Comércio Exterior para o próximo ano.

Como está a situação Comércio Exterior brasileiro?

Segundo o Monitor do Comércio Exterior Brasileiro, o volume das exportações cresceu 3,9% em outubro deste ano, sendo o terceiro crescimento consecutivo. Dessa forma, o volume total exportado alcançou o segundo maior resultado em relação a toda série histórica.

Já quando falamos em importações, houve uma pequena queda de 2,1% no mês de outubro de 2022, sendo essa a segunda queda consecutiva recente. Contudo, ainda assim, o volume total importado alcançou o 3º maior resultado considerando o histórico.

Quais são as principais tendências do Comércio Exterior para 2023?

É fato que o planeta está cada vez mais tecnológico e no comércio exterior isso não é diferente, sendo que o futuro está ligado diretamente à tecnologia, que proporciona processos mais rápidos e que melhoram a experiência de todos os envolvidos.

Sendo assim, para o ano de 2023, é primordial estar aberto a novos aprendizados, com tecnologias cada vez mais assertivas e conectadas aos seres humanos. Portanto, as empresas devem estar atentas às inovações que possam ser aplicadas para o desenvolvimento do negócio. Confira abaixo as principais tendências tecnológicas alinhadas ao comércio exterior:

Business Intelligence

Também chamada de “inteligência de negócios” essa é uma tecnologia bastante inovadora e que pode ser implementada tanto em empresas de importação quanto exportação. O processo de Business Intelligence consiste em extrair informações por meio de uma combinação de análise empresarial, mineração de dados, visualização de dados, ferramentas/infraestrutura de dados e práticas recomendadas que tem como objetivo ajudar as empresas nas tomadas de decisão.

Blockchain

Ele foi criado com o objetivo e facilitar o processo de registro de transações e rastrear ativos que fazem parte de uma rede empresarial. Sendo assim, é um tempo de livro razão compartilhado, mas que é totalmente seguro e imutável. Essa tecnologia, inclusive, é considerada tão segura que nunca houve nenhum registro de fraudes dos dados por ele compartilhados. Além disso, foi criada pelo Serviço Federal e Processamento de Dados junto com a Receita Federal uma Blockchain própria, que ficou conhecida como bConnect.

Internet das Coisas

Por fim, outra tendência que já esteve presente em 2022, mas que vai ganhar ainda mais força em 2023 é a Internet das Coisas ou IoT. Ela nada mais é do que a conexão digital entre objetos físicos e a internet, permitindo a coleta e transmissão de dados que podem ter diversas atualizações. Essa é uma tecnologia muito importante em todo o comércio mundial, visto que pode ser utilizada para rastrear e detalhar mercadorias comercializadas diariamente entre portes e aeroportos.

Desafios para o comércio exterior em 2023

No evento organizado pelo IRICE (Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior) foram abordados diversos temas relacionados ao assunto, dentre eles as perspectivas, desafios e oportunidades no âmbito comercial para o Brasil nesse próximo ano.

Inclusive, um dos assuntos mais discutidos foi a posição que o Brasil ocupa no quesito exportação, que ficou em 25º colocação no ranking mundial, com um montante que corresponde a 1,3% do comércio de exportações. Além disso, foi o 27º maior importador do mundo, com 1% do total das importações.

Contudo, segundo especialistas, esses números podem ser melhores, principalmente pelo fato de o Brasil ter dimensões continentais, além de estar entre as 12 maiores economias do planeta. Portanto, para o próximo governo, o principal desafio será melhorar a colocação do país no ranking, de acordo com seu potencial humano, de recursos naturais e da diversidade de sua base econômica. Entretanto, essa não será uma tarefa fácil, visto que o Brasil ainda enfrenta algumas dificuldades internas e externas.

Outro ponto importante discutido foi o efeito preço, que é a mudança na quantidade de demanda de um bem quando o preço muda, enquanto o restante das variáveis permanece constantes. Com isso, muitas vezes surge a necessidade de aumentar determinados produtos, que contrasta com a renda mensal da população, que não aumenta na mesma proporção. Como consequência, há a redução da busca e compra desses produtos afetados pelo efeito, o que pode causar a queda da competitividade do mercado.

Portanto, como você viu, as tendências principais para o Comércio Exterior estão relacionadas principalmente com a tecnologia, sendo necessário buscar novas atualizações, a fim de manter-se competitivo no mercado. Além disso, o próximo governo terá um grande trabalho para colocar o Brasil em destaque novamente, principalmente nos quesitos de importação e exportação.

Sendo assim, se tiver alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco!

plugins premium WordPress
Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?